A instabilidade do ombro geralmente começa após um episódio de luxação (quando a articulação sai do lugar) após um trauma. Também existe o tipo de instabilidade atraumática onde a articulação do ombro sai do lugar sem que ocorra nenhum tipo de queda ou movimento brusco.
Geralmente o paciente apresenta dor no ombro e medo de realizar alguns movimentos ou atividades com o membro acometido pois a luxação do ombro causa muita dor e incapacidade funcional.
TRATAMENTO
A escolha do tratamento depende das características do paciente, número de episódios de luxação e tipo de lesão associada. Pacientes com baixa demanda, sem lesões associadas e com apenas um episódio de luxação podem ser tratados de maneira não cirúrgica, o tratamento inicial é com imobilização em tipoia e reabilitação após melhora da dor.
Pacientes com vários episódios de luxação e alta demanda, devem ser tratados de maneira cirúrgica. A cirurgia pode ser realizada por artroscopia ou por via aberta, a escolha do tipo de cirurgia leva em consideração o tamanho das lesões associadas à luxação e a experiência do cirurgião (saiba mais sobre o tratamento cirúrgico no nosso tópico “Cirurgias”).