Bursite no ombro é a inflamação da bursa subacromial, uma estrutura que se localiza entre o tendão e o osso da articulação. Esta inflamação causa dor na região lateral do ombro que pode irradiar para o braço e coluna cervical, geralmente apresenta uma piora dos sintomas à noite.
A bursite do ombro é uma doença comum, podendo ou não estar relacionada à atividades esportivas que exigem muito do ombro como tênis e natação, mas também atinge pessoas que trabalham com digitação, carregam peso e mesmo as pessoas sedentárias.
Para fazer o diagnóstico, o médico ortopedista especialista em ombro deve analisar o histórico do paciente e realizar o exame físico para detectar em que lugar do ombro o paciente sente dor, podendo solicitar exames de imagem complementares, como o ultrassom ou ressonância magnética.
TRATAMENTO
O tratamento da bursite normalmente é realizado com fisioterapia e medicação, com o objetivo de minimizar o processo inflamatório e diminuir a dor do paciente, além de fortalecer os músculos estabilizadores da articulação.
O tratamento pode ser cirúrgico nos casos que a bursite esta associada à alguma lesão dos tendões do manguito rotador que apresente necessidade de reparo por meio de cirurgia artroscópica (saiba mais sobre o tratamento cirúrgico no nosso tópico “Cirurgias”).